O que é inclusão?
Inclusão é o mais novo tema deste blog, mas é um assunto que já falávamos antes. Afinal, o que é inclusão e qual sua relação com saúde mental?
Nenhum de nós está isolado da sociedade, mas dependemos dela para existir. Porém, infelizmente, ela é desigual e nem todo mundo se encaixa nos padrões. Não é possível falar de saúde mental e qualidade de vida sem levar isso em conta.
O site significados.com.br define inclusão como:
Ato de incluir e acrescentar, ou seja, adicionar coisas ou pessoas em grupos e núcleos que antes não faziam parte.
No caso do novo tema do blog, me refiro mais especificamente à inclusão social, ou seja, a luta por direitos iguais para todas as pessoas, independente de como elas são.
A inclusão social é o esforço que fazemos para garantir que todas as pessoas caibam em um mundo que já é delas, mas lhes foi tomado pelo preconceito. Ela acontece de diversas formas, por exemplo, através de políticas públicas, cotas, leis de proteção à minorias etc.
Pessoas com transtornos mentais estão entre essas minorias. De fato, poucas décadas atrás, o procedimento padrão para lidar com pessoas ditas “loucas” era literalmente excluí-las do convívio social, internando-as em manicômios que nada faziam pelo seu tratamento.

Mesmo com os avanços da luta antimanicomial, ainda existem outras formas de exclusão assim como outras populações que, seja por deficiência, cor da pele, etnia, sexualidade, gênero ou outros fatores, ainda não são de fato incluídas.
Entenda melhor no vídeo abaixo:
Vídeo o que é inclusão?
Gostou do vídeo? Compartilhe com seus amigos, vamos afirmar juntes que o mundo é de todes nós e temos que lutar por isso!
