Variedades

Você é mais que uma nota – Sobre o resultado do ENEM

Nessa semana saiu o resultado do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e nas próximas, teremos diversos processos seletivos para faculdades que dependem desse resultado. Em meio a isso, quero lembrar-lhe que você é mais que uma nota.

Vivemos numa sociedade que constantemente nos rotula e nos limita a números: peso, altura, renda, desempenho, notas… Mas nós somos mais do que números, somos pessoas e nosso valor não se limita a isso.

Existe muita cobrança para que se alcance números altos dentro dessa cultura competitiva e muita coisa está em jogo. Infelizmente, para entrar numa faculdade boa é preciso conseguir altos números. Entretanto, se você não conseguiu dessa vez, tudo bem: você vale mais que essa nota.

Você é uma pessoa inteira, cheia de potencial, sonhos e habilidades únicas. Você está fazendo sua história e ela é mais do que as cobranças que você recebe.

Existe muita pressão para o jovem conseguir uma carreira, como se sua vida dependesse disso. Nesse cenário, muitos adoecem por achar que se sacrificar por uma nota vale a pena. Contudo, não é assim. Não é nobre se destruir para conquistar um diploma.

Cuidar da sua saúde mental é mais importante do que atingir o sucesso ou uma posição mais alta que os outros.

A vida não é uma corrida. Tudo bem se você não conseguir dessa vez. Outras oportunidades virão e, só porque você foi rotulado com um número menor do que esperava, não significa que seu valor diminuiu.

Você continua sendo uma pessoa incrível.

Não desacredite no seu potencial.

você é mais que uma nota resultado enem

 

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.