É possível ganhar dinheiro com Internet?
Variedades

É possível ganhar dinheiro com Internet?

Dia 22 de janeiro é aniversário do meu canal no Youtube. Em 2019, ele completou 3 anos, mas antes disso eu já tinha o blog e redes sociais. Desse modo, posso afirmar que já tenho alguma experiência em trabalhar com internet, então estou trazendo esse off topic  para responder a dúvida de todos que tem interesse em começar um blog: é possível ganhar dinheiro com Internet?

Como se ganha dinheiro pela internet

Antes de tudo, é preciso entender de onde esse dinheiro vem. Existem muitas fontes, como:

  • Programas de afiliados – Quando você faz propaganda de um produto para seu público e, se alguém comprar, você ganha uma porcentagem
  • Venda de cursos
  • Redes de youtubers ou blogueiros que dividem os lucros
  • Através de propagandas, que é o método mais utilizado e onde eu tenho mais experiência.

O próprio Google possui serviços para sites ou canais no Youtube, onde são colocadas propagandas no conteúdo que você cria e, dependendo do número de visualizações e cliques nos anúncios, você ganha alguns centavos. E isso já desbanca um dos mitos sobre ganhar dinheiro com internet: não é fácil, nem instantâneo.

Para juntar qualquer quantidade significativa, é preciso que milhares de pessoas acesse seu conteúdo, assistam os vídeos de propaganda até o fim e, de preferência, cliquem nos anúncios. Porém, não é simples conseguir tamanho público, especialmente porque hoje em dia não basta mais a pessoa te seguir para que ela tenha acesso ao que você publica. Os algorítimos são grandes inimigos dos criadores de conteúdo.

O algorítimo

Se você utiliza redes sociais, possivelmente já observou que o feed do Instagram e do Facebook não vem mais em ordem cronológica, mas “bagunçado”, com posts de três dias atrás de páginas aparecendo antes que a publicação que seu amigo fez a dez minutos. E muitas vezes páginas que você adorava desapareceram completamente.

O culpado é esse tal de algorítimo. Ele é uma forma de organizar as postagens pelo que mais interessa a você – segundo os computadores. Tudo que você faz na internet vem sendo monitorado para estabelecer padrões que dizem às redes sociais o que mostrar a você, desde anúncios, até fotos de amigos. Quem nunca procurou um tênis e passou os próximos dois meses recebendo anúncio de sapatos?

Não é teoria de conspiração, é como a internet funciona. E não que seja necessariamente uma coisa ruim, são os tempos modernos… Contudo, para os criadores de conteúdo, os algorítimos só dificultam que seja possível ganhar dinheiro com internet.

De repente, não basta fazer seu post, não basta conseguir um público; você ainda precisa que seu público receba o seu trabalho. A melhor forma disso acontecer é com interação: quando seus seguidores, curtem e comentam seus conteúdos, os algorítimos entendem que aquilo é relevante para a pessoa e mostra mais vezes. E, ao entender que existem pessoas interessadas naquilo, mostra para outras pessoas.

É por esse motivo que os youtubers sempre repetem aquela frase “deixe seu joinha, se inscreva, ative o sininho para receber as notificações e compartilhe para seus amigos”. Não é apelação, é que nosso trabalho depende disso.

A verdade sobre trabalhar com Internet

Ao contrário do que muitos acreditam, é trabalho mesmo. Um vídeo de 5 minutos que você assiste, precisou de horas fazendo o roteiro, editando, fazendo a arte, postando, divulgando, respondendo e moderando comentários… Trabalhar com internet não é brincadeira, não é sempre divertido.

é possível ganhar dinheiro com internet

Vai ter estresse sim. Vão ter momentos em que você não se sente suficiente, pois mesmo trabalhando todos os dias não consegue juntar dinheiro.  Especialmente se você trabalha sozinho. Os canais grandes, que postam vídeos com frequência, em sua maioria tem uma equipe por trás.

E frequência é tudo. Se você fica muito tempo sem postar, seu público esquece que você existe.

Concluindo: É possível ganhar dinheiro com Internet?

Embora as propagandas por aí vendam desse modo, não é fácil ficar rico trabalhando com Internet.

O dinheiro vem aos poucos, centavo por centavo e você só pode retirar quando atingir certa quantidade. Para conseguir, você precisa ter muito conteúdo. Se possível, postar todo dia, ou ao menos três vezes na semana. Assim, é difícil conseguir crescer na rede se você faz outras atividades e não tem uma equipe.

Com meus três anos de experiência, eu diria que não é impossível, mas não é fácil. E poucas pessoas realmente conseguem se manter com isso. Se você não tem uma quantidade enorme de tempo para dedicar, é mais prático pensar no seu blog como hobbie ou complemento e não como sua principal fonte de renda.

Entretanto, nem tudo é ruim. Trabalhar com Internet te permite desenvolver a autonomia, organização, habilidade de comunicação e diminuir a timidez. Além de trabalhar sua habilidade de leitura e escrita.

Apesar dos momentos de desânimo, ter um blog me trouxe inúmeros benefícios não materiais. Eu ainda não consigo lucrar, mas amo trabalhar com isso.

Viver exclusivamente de Internet é quase uma ilusão, só uma pequena minoria das pessoas chega lá. Contudo, trabalhar com blog e/ ou canal vale a pena, principalmente como segundo emprego.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.