5 coisas que você deve fazer para escolher a faculdade certa
Variedades

5 coisas que você deve fazer para escolher a faculdade certa

Existe uma certa pressão para que as pessoas escolham qual curso fazer, mas é muito comum que alguém abandone a faculdade porque não era exatamente aquilo o que queriam. Eu recentemente tranquei o curso que eu fazia e quis trazer para vocês o que eu aprendi com essa experiência. Confira mais abaixo algumas dicas para escolher a faculdade certa.

Se assim como eu, você também começou um curso e está em dúvida se é o curso certo, saiba que isso é normal. Todo mundo tem dúvidas durante esse período. Algumas vezes, apesar dessa incerteza, a pessoa percebe que não há uma real necessidade de trocar o curso. Em outras, a melhor solução é recomeçar.

Não se sinta envergonhado ou inferior por ainda ter suas dúvidas. Cada pessoa funciona no seu próprio tempo. Você vai se encontrar.

Como escolher a faculdade que você deve fazer

É muito importante que você pense muito em você nesse momento. Tenha em mente que você é quem vai viver com as consequências disso, não sua família, nem seus amigos. Se você está tendo suas dúvidas, minha dica é:

  • Pesquise muito. Mas muito mesmo. Pesquise sobre todas as profissões que você acha que tem a ver com você. Faça testes vocacionais e pesquise sobre os resultados apontados.
  • Pesquise também sobre a carreira. É importante que você não foque apenas no curso, mas saiba como aquele profissional trabalha e se em alguma das áreas você se vê trabalhando.
  • Pense no que é mais importante para você. Qual é seu foco? O que você mais gosta?
  • Tente incorporar suas paixões em alguma profissão. Algumas pessoas optam por ter um trabalho além dos seus hobbies. Mas muitas encontram um jeito de transformar aquilo que as diverte em uma forma de ganhar dinheiro. Explore essa possibilidade.
  • Respeite seu tempo. Não importa se o fulano já está se formando ou se o ciclano virou astronauta aos 15 anos. Você tem seu próprio fuso horário. Se for preciso mais tempo para se decidir, tudo bem. Você ainda tem a vida toda pela frente.

É fundamental lembrarmos também que a nossa saúde mental não vale mais do que nossa carreira. Não se sacrifique pela faculdade. Você é muito mais importante que suas notas.

Essas dicas que eu dei são baseadas na minha experiência. Cada pessoa é única e é muito possível que seja diferente para você. Então reflita, medite e tome uma decisão baseada unicamente em como você quer viver. Não é egoísmo saber quando se priorizar.

2 thoughts on “5 coisas que você deve fazer para escolher a faculdade certa”

  1. Parabéns pelo blog, pela coragem de buscar outra faculdade onde vc se realiza mais profissionalmente e pela iniciativa em ajudar os outros!
    Você é demais!!!
    Sucesso e que Deus abençoe sua vida cada dia mais!!!

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.