Número 188 do CVV está disponível gratuitamente em todo o Brasil
setembro amarelo suicídio

Número 188 do CVV está disponível gratuitamente em todo o Brasil

A Partir desse mês, o Centro de Valorização da Vida (CVV) passa a atender pelo número 188 em todo o território nacional. O número é gratuito e está disponível 24 horas.

O CVV é um serviço de apoio emocional e prevenção ao suicídio que existe a 56 anos no Brasil.

Para falar mais sobre isso, eu entrevistei o coordenador de divulgação do CVV Sorocaba, Alcebíades Alvarenga que falou sobre as mudanças que estão acontecendo desde que o telefone gratuito está disponível no estado de São Paulo.

Confira a entrevista abaixo:

O número 188

O telefone 188 é uma parceria do Ministério da Saúde com o CVV e a Anatel que permite o cidadão em necessidade ligar para o CVV sem custo. Ele surgiu no Rio Grande do Sul em 2015 e foi se expandindo aos poucos, até que em 30 de junho de 2018, ficou disponível para todo o país.

A disponibilização do número gratuito é uma medida de prevenção ao crescente número de suicídios no país. Hoje, só no Brasil, uma pessoa tira a própria vida a cada 46 minutos. Já ao redor do mundo, ocorre um suicídio a cada 40 segundos.

Porém, enquanto esse número é estável em outros países, aqui vem crescendo, especialmente entre os jovens.

Apesar de ser cercado por tabus, o suicídio é um problema comum e muito sério, que merece nossa atenção. Saiba mais sobre prevenção ao suicídio clicando aqui.

O Centro de Valorização da Vida oferece acolhimento emocional, escutando os desabafos sem julgar, aconselhar e de forma anônima. Para entrar em contato, ligue 188 ou escolha outra forma de atendimento disponível no site do CVV.

Todo mundo pode ajudar a salvar uma vida. Para saber mais sobre como ajudar alguém com pensamentos suicidas, clique aqui. Se você quiser se voluntariar no CVV, fique atento as datas dos cursos de capacitação.

Ou então, ajude a tornar esse número mais conhecido divulgando para seus contatos. Se nos unirmos, podemos ajudar a diminuir essa estatística!número 188 do cvv

Música do vídeo: “Life of Riley” Kevin MacLeod (incompetech.com)
Licensed under Creative Commons: By Attribution 3.0 License
http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/

1 thought on “Número 188 do CVV está disponível gratuitamente em todo o Brasil”

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.