Setembro Amarelo: Falar é a melhor solução!
setembro amarelo

Setembro Amarelo: Falar é a melhor solução!

Suicídio é o ato de tirar a própria vida. É um tabu, um assunto evitado. Contudo, não é incomum. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), ao redor do mundo acontece 1 suicídio a cada 40 segundos. É para falar sobre isso que existe a campanha do Setembro Amarelo.

Existem muitas discussões a respeito de pessoas que tentam se matar. Algumas religiões chamam de pecado, algumas pessoas acham que é fraqueza, outras que é coragem. Esse é, sem dúvida, um assunto polêmico.

Mas as opiniões não importam. O fato é que o suicídio é um problema de saúde pública e precisamos falar sobre para poder evitar.

o que é o setembro amarelo

O que é o Setembro Amarelo?

“Setembro Amarelo” é uma campanha mundial voltada a aumentar a visibilidade a respeito da prevenção ao suicídio.

Ela ocorre da mesma forma que campanhas como o Outubro Rosa (voltado ao câncer de mama) ou o Novembro Azul. A proposta é trazer essa discussão para os mais diversos ambientes, destacando a importância do tema.

A cor amarela, escolhida para simbolizar a causa, é projetada em monumentos importantes, usadas em roupas e laços para a conscientização. O assunto é abordado nas mais diversas mídias. E assim, todos podemos ajudar a mudar a triste realidade do suicídio.

O dia 10 de setembro é considerado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Mas não podemos limitar a importância desse assunto para esse dia, nem para esse mês. Ao invés, esse é um assunto que deve ser discutido o ano todo.

Por que falar sobre o suicídio?

Existem muitos mitos sobre o suicídio. Um deles, é que falar sobre o assunto não é bom. A verdade, é justamente o oposto: é preciso falar para podermos prevenir.

O tabu dificulta que as pessoas busquem ajuda. Muitas vezes quem enfrenta pensamentos suicidas sente culpa por isso e não sabe como lidar. Já os que estão ao seu redor, envoltos em preconceito, julgam e só pioram a situação.

A OMS afirma que 90% dos suicídios podem ser prevenidos, quando a pessoa recebe ajuda profissional ou voluntária.

setembro amarelo

Isso porque a pessoa que pensa em se matar está em sofrimento, mas uma parte dela ainda quer viver. Quando a pessoa recebe apoio e tratamento, ela pode mudar de ideia.

É por isso que campanhas como o Setembro Amarelo são importantes. As pessoas precisam saber que enfrentar pensamentos suicidas é muito comum e que existe outra saída.

Se você está passando por um momento difícil, pode sempre contar com o CVV. Eles são um serviço voluntário de apoio emocional e prevenção ao suicídio. É possível falar com eles pelo número 188 (ligação gratuita), ou através do site.

Saiba mais sobre o trabalho do CVV clicando aqui.

Para conferir tudo que já falamos sobre o Setembro Amarelo, clique aqui.

Durante todos esse mês, o blog Você não está sozinho vai publicar conteúdo especial sobre prevenção ao suicídio. Siga-nos nas nossas redes sociais para ficar por dentro de tudo. Basta procurar por @vcnestasozinhx.

Sua ajuda é muito importante! Contribua com essa campanha postando sobre, compartilhando artigos que você goste sobre o Setembro Amarelo e vestindo amarelo no dia 10. Juntos, podemos mudar essa triste realidade do suicídio!

setembro amarelo

Os dados usados no artigo foram retirados da cartilha “Falando Abertamente sobre Suicídio”, criada pelo CVV. Clique aqui para fazer download. 

 

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.