O que é o Setembro Amarelo?
Setembro Amarelo

O que é o Setembro Amarelo?

Desde 2014 acontece todos os anos a campanha Setembro Amarelo, durente esse mês. Seu objetivo é dar visibilidade a prevenção ao suicídio.

O suicídio é um problema de saúde pública. A OMS – Organização Mundial de Saúde estima que a cada 40 segundos, uma pessoa tira a própria vida. Além disso, é a terceira maior causa de morte para jovens entre 15 e 19 anos.

A boa notícia é que é possível prevenir. E o primeiro passo é quebrar o estigma e falar sobre isso. Essa é a proposta do Setembro Amarelo e também a ideia difundida pelo CVV – Centro de Valorização a Vida.

Desenho da silhueta de uma pessoa com os braços abertos na frente de uma fita amarela, símbolo do setembro amarelo. Ao seu lado está escrito "Falar é a melhor solução"

Entenda por que precisamos falar sobre suicídio:

Ao contrário da crença popular, pessoas que tiram a própria vida, na maioria das vezes, dão sim sinais de que vão fazê-lo. Por isso, é muito importante que falemos sobre isso, saibamos identificar e como ajudar uma pessoa com ideação suicida.

O Setembro Amarelo já foi assunto várias vezes aqui no blog, bem como a prevenção ao suicídio. Para conferir, clique aqui.

Se você precisa de ajuda, entre em contato com o CVV pelo número 188 ou através do site clicando aqui.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.