Especial Novembro Azul: A saúde mental do homem
psicofobia

Especial Novembro Azul: A saúde mental do homem

Durante o mês de novembro acontece o Novembro Azul que visa conscientizar sobre a importância do exame preventivo do câncer de próstata. Porém, a campanha busca falar sobre a saúde do homem num total, pois os homens costumam ter mais resistência para buscarem ajuda médica. Considerando isso, não podemos deixar de falar sobre a saúde mental dos homens.

Nossa sociedade tem uma cultura de dividir tudo entre “masculino e feminino” de forma exagerada e muitas vezes prejudicial. Um bom exemplo disso é essa ideia de que “homem não chora”, pois o homem precisa ser sempre forte. Isso é um problema sério, uma vez que, em primeiro lugar, ter emoções não te faz fraco; em segundo, todas as pessoas possuem emoções e sentimentos.

saúde mental do homem

Pode-se apontar inúmeras consequências dessa cultura, mas uma das mais graves é o grande número de suicídios que acometem os homens. Um levantamento do Ministério da Saúde afirmou que em 2016, homens se mataram 3,6x mais do que mulheres.

Por outro lado, também mostrou que mulheres apresentam mais tentativas de suicídio, porém os homens escolhem formas mais letais e morrem mais vezes. E muitos afirmam que esse desejo de morrer que assola muitos homens surge justamente pela dificuldade de lidar com os sentimentos.

Saber entender o que se passa com a gente é muito importante para a saúde mental. E não podemos falar de saúde, sem incluirmos a saúde do cérebro.

saúde mental dos homensGráfico retirado do boletim do Ministério da saúde. Para conferir o boletim completo, clique aqui

Confira abaixo um vídeo especial sobre a saúde mental do homem:

Precisamos nos unir para conscientizar as pessoas que emoções não são fraqueza. Chorar é normal. Procurar ajuda não é motivo para se envergonhar. Só com um trabalho conjunto é possível mudar essa dura realidade.

Deixem os homens chorar! Deixem as crianças sentirem todos os seus sentimentos! E vamos trabalhar por uma cultura de mais educação emocional!

Nos ajude nessa campanha compartilhando esse post para atingir mais pessoas.

#homemtambémchora

Se você estiver enfrentando pensamentos suicidas, busque ajuda de um profissional ou entre em contato com o CVV – Centro de Valorização da Vida. Eles são um serviço gratuito de apoio emocional, que funciona 24h no número 188. Saiba mais clicando aqui.

Conheça os entrevistados:

Erik Moretti, 20 anos, estudante. Siga-o no Instagram clicando aqui.

Lucas Salles, 9 anos

Jorge Salles, 53 anos

Gabriel de Carvalho, 23 anos, youtuber, possui o Canal Gabs, The Trans, onde fala sobre ser um homem transgênero

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.