Entenda o que é o transtorno bipolar
InfoNós

Entenda o que é o transtorno bipolar

Você sabe o que é o transtorno bipolar? Embora muito falado pela mídia, existem muitos preconceitos e estereótipos errados sobre esse transtorno.

Muitas pessoas fazem brincadeiras dizendo que são bipolares por mudar de opinião ou de humor, mas saiba que isso não é característica dessa doença. Todas as pessoas passam por mudanças de humor, isso é normal.

O transtorno bipolar é um transtorno psiquiátrico caracterizado por períodos de depressão alternando com períodos de euforia, de muita felicidade. Essas mudanças podem variar de intensidade e duração.

Na depressão, o paciente passa por sintomas semelhantes aos da depressão unipolar, como humor deprimido, baixa autoestima, falta de energia e motivação. Contudo, é importante destacar: a depressão é muito mais do que apenas tristeza.

De forma semelhante, a outra fase desse transtorno não é apenas felicidade, mas a chamada mania ou hipomania, que pode ser tão perigosa como a depressão. Nela, o paciente possui um grande aumento de energia, humor eufórico e autoestima elevada.

Entretanto, ele experimenta uma impulsividade e perda de senso crítico que pode trazer sérios prejuízos. Além disso, em alguns casos a pessoa pode entrar em um quadro psicótico e ter delírios ou alucinações.

Tipos de transtorno bipolar

Existe algumas divergências na hora de separar os tipos do  transtorno bipolar, mas de forma geral podemos falar em:

Tipo I: A pessoa apresenta episódios de mania e de depressão profunda, podendo ter sintomas psicóticos. É considerada uma forma mais grave da doença.

Tipo II: O paciente apresenta quadros de depressão, sem nunca apresentar mania.

Transtorno ciclotímico: É o quadro mais leve do transtorno bipolar, marcado por oscilações crônicas do humor. A pessoa alterna sintomas de hipomania e de depressão leve, muitas vezes no mesmo dia. Essas alterações por vezes acabam sendo lidas como um temperamento instável.

Tanto o tipo II como a ciclotimia podem ser diagnosticadas de forma errada como depressão. Contudo, o tratamento da depressão e do transtorno bipolar são diferentes, por isso é muito importante buscar o diagnóstico correto.

Tratamento

O tratamento é multidisciplinar, podendo envolver psiquiatras, neurologistas e psicólogos.

Dentre os medicamentos que podem ser utilizados, os principais são os estabilizadores de humor, mas também podem ser utilizados antidepressivos, antipsicóticos ou hipnóticos.

A combinação e dosagem dos medicamentos varia de caso para caso, por isso é necessário o acompanhamento médico adequado.

A psicoterapia tem um papel fundamental na recuperação de qualquer doença mental, inclusive do transtorno bipolar. Saiba mais sobre como é ir ao psicólogo clicando aqui.

Além disso, às vezes são necessários mudanças no comportamento da pessoa, visando uma melhora na qualidade de vida. Deixar hábitos como beber, fumar ou ingerir cafeína e começar a se exercitar e se alimentar melhor está relacionado com a melhora de alguns pacientes.

Entenda melhor o que é o transtorno bipolar nesse vídeo

Não existe vergonha em ter uma doença mental. Não é uma falha de caráter ou uma frescura. É uma doença.

Se você se identificou com esse artigo, busque ajuda profissional. Esse transtorno tem tratamento e você pode levar uma vida normal!

o que é o transtorno bipolar

1 thought on “Entenda o que é o transtorno bipolar”

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.