EntreteniMente: Série One Day At a Time
EntreteniMente

EntreteniMente: Série One Day At a Time

A indicação dessa semana é a série One Day At a Time (“um dia de cada vez”, em tradução livre). É uma série de comédia, no estilo sitcom, que consegue entreter ao mesmo tempo que aborda diversas críticas a problemas sociais.

O enredo conta a história de uma família cubana que vive nos Estados Unidos, passando por choques culturais e conflitos de gerações.

A família é composta por Lydia, a avó conservadora que foi para os EUA fugindo do regime de Fidel Castro; Penelope, uma veterana de guerra recém divorciada e seus filhos: Elena, uma adolescente feminista que problematiza tudo e Alex, um pré adolescente que se acha.

Além disso, há Schneider, dono do prédio onde eles moram, que acaba se aproximando da família. Ele representa alguém privilegiado, que vive da riqueza de seu pai. Entretanto, ele tem boas intenções. Acaba por ser aquele tipo de personagem que você ama em alguns momentos e odeia em outros.

crítica da série One Day At a Time

A família Alvarez (e Schneider)

Por que recomendar a série “One Day At a Time”?

Aqui na sessão EntreteniMente as recomendações são de filmes que falam sobre saúde mental. E, em um primeiro momento, não parece que essa série se enquadra.

Mas na verdade, de uma forma engraçada a série fala sobre xenofobia, racismo, homofobia e os preconceitos e estigmas relacionados às doenças mentais.

Penelope sofre de depressão e ansiedade, fato que tenta esconder. Ela se afastou de seu ex marido, também militar, pois este se recusava a buscar ajuda para seus problemas com alcoolismo e transtorno do estresse pós-traumático.

Abuelita, como é carinhosamente chamada a avó, alega que não acredita em psicologia e que a filha não deve se medicar para “coisas que estão só na cabeça”. Schneider, por sua vez, fala abertamente de seu passado com vícios e os tratamentos que precisou fazer.

Assim, a série desenvolve diversos assuntos relacionados a saúde mental, debatendo de diversos ângulos como essa questão é problemática em nossa sociedade.

O único defeito da trama é sua postura claramente anticomunista e patriota. Algumas vezes existe um “endeusamento” exagerado dos Estados Unidos, o que é comum para as produções desse país. Contudo, fica uma falha para uma série que se dispõe a realizar tantas desconstruções.

série one day at a time aborda saúde mental de forma divertida

Desabafo de Penelope em um dos episódios

One Day At a Time é uma obra prima da netflix. É a prova de que é possível fazer um humor inteligente e politicamente correto.

A história te faz rir (muito), mas também desperta diversas reflexões importantes sobre o preconceito escondido em nosso dia a dia.

A série está disponível na Netflix e já conta com uma terceira temporada garantida.

Confira abaixo o trailer oficial da trama:

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.