EntreteniMente: Para escrever amor em seus braços
EntreteniMente

EntreteniMente: Para escrever amor em seus braços

A indicação dessa semana é o filme “Para escrever amor em seus braços”. Ele conta a história da criação da ONG “To Write Love in Her Arms” (Para escrever amor em seus braços, no inglês). É um drama baseado na vida de Renee Yohe, uma jovem que sofre de transtorno bipolar, dependência química e automutilação.

Após uma série de eventos traumáticos e uma experiência que colocou em risco sua vida, Renee entra em contato com antigos amigos da escola, pedindo ajuda. Esses amigos a apresentam para McKenna um homem que deixou as drogas e a inspira a fazer o mesmo.

O problema é que ela não é aceita na clínica onde tentam interná-la, por ter drogas em seu organismo e cortes recentes no braço – o que poderia ser um gatilho para os outros internos. O responsável da clínica pede, então, que ela retorne em 5 dias, limpa dos cortes e das drogas.

resenha filme Para escrever amor em seus braços

E são esses 5 dias que trazem um impacto profundo na vida de Renee, seus amigos, McKenna e Jamie Tworkowski, um amigo de McKenna que a conhece durante esse tempo. A experiência é muito significativa para Jamie, que escreve um artigo em seu MySpace sobre ela e o entitula de “Para escrever amor em seus braços”.

O que ele não esperava era que milhares de pessoas comentariam compartilhando sobre sua luta com doenças mentais. Assim, meio por acaso, surgiu o que é hoje uma das maiores organizações de conscientização sobre saúde mental e recuperação.

O filme possui alguns gatilhos, em especial quanto a automutilação, uso de drogas e estupro. Se esses assuntos te trouxerem desconforto, tenha cautela. Você encontra vários outros filmes legais na sessão EntreteniMente que não abordam esses tópicos de maneira tão explícita.

Tirando isso, é um ótimo filme para nos lembrar de que nós não estamos sozinhos e que compartilhar nossa história pode literalmente salvar vidas. Se todos nos juntarmos para falar de saúde mental, logo a recuperação estará ao alcance de mais pessoas. Faça sua parte, junte-se a essa luta!

Conheça mais sobre o projeto To Write Love On Her Arms no site oficial (em inglês). Eles trazem uma mensagem muito importante: a esperança e a recuperação são reais. Mesmo que você esteja lutando agora, existe esperança. Converse com alguém, busque ajuda. A recuperação é possível.

“Segredos podem lhe deixar doente” – Retirado do filme

Obs: Até recentemente a Netflix trazia o filme em seu catálogo, mas infelizmente ele foi removido. Agora é um pouco difícil encontrá-lo em português, mas se tiver a oportunidade, assista. Vale a pena conhecer tanto o filme como a organização.

resenha filme Para escrever amor em seus braços

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.