Crítica As Vantagens de Ser Invisível – EntreteniMente
EntreteniMente

Crítica As Vantagens de Ser Invisível – EntreteniMente

Sabe aqueles livros gostosos de se ler e os filmes que te marcam para sempre? “As Vantagens de Ser Invisível” é exatamente assim. É uma história tocante sobre crescimento, com fortes reflexões sobre a sociedade, do ponto de vista de um adolescente que sofre com transtornos mentais.

A trama apareceu pela primeira vez no livro homônimo de Stephen Chbosky, lançado em 1999. Foi adaptada para o cinema em 2012, tendo o próprio Stephen Chbosky como diretor, garantindo ao filme uma grande fidelidade ao livro.

crítica as vantagens de ser invisível

É a história de Charlie, narrada em cartas que ele escreve para alguém que não se sabe quem é. Charlie tem 15 anos e está para começar o ensino médio. Ele é um jovem tímido e solitário, que acaba de perder o melhor amigo.

De início, ele fica isolado, observando a vida acontecer aos outros. Incentivado por um professor que enxerga seu potencial, ele busca “participar da vida”. Então se aproxima de Patrick e Sam, dois alunos veteranos que o apresentam a novas realidades de diversão e sofrimento.

Juntos, eles buscam dar sentido a suas vidas aproveitando-as ao máximo e encontrando a música perfeita para se sentir infinito. Contudo, cada um tem seus próprios desafios.

Patrick é homossexual e namora um jogador de futebol americano que quer manter segredo. Sam sempre se apaixona pelos “caras errados”. Charlie logo se interessa por ela, mas não é recíproco. Ele também precisa lidar com a saudade de sua tia Helen, que faleceu quando ele era pequeno e os traumas que isso lhe causou.

Por que ver “As Vantagens de Ser Invisível”?

Como escrito na orelha do livro, Charlie está “encurralado entre o desejo de viver sua vida e fugir dela”. Ele já passou por episódios de depressão no passado e muitas vezes parece se sentir sufocado com a realidade ao seu redor. Ele se sente estranho, deslocado e busca sentir que pertence a algum lugar.

É uma história densa, abordando temas difíceis e tabus como doenças mentais, sexualidade, suicídio, drogas e aborto. Contudo, isso se dá de forma muito natural.

O enredo traz de forma simples problemas de saúde mental, como depressão, traumas e alucinações. Ao mesmo tempo que a trama é complexa, é também muito leve. Você consegue se sentir parte da vida de Charlie e pode ser facilmente encantado pelas reflexões contidas nela.

Confira o vídeo abaixo e entenda porque essa é minha história preferida:

Outro aspecto que merece ser destacado é a qualidade da narrativa. Como as cartas são feitas pelo próprio Charlie, vemos a escrita se desenvolvendo ao longo do livro – um detalhe sutil e genial do autor. Mas justamente por serem cartas, é uma leitura muito fácil que te prende até a última frase, tendo apenas pouco mais de 200 páginas.

critica as vantagens de ser invisível
Clique aqui para saber mais sobre o livro

Quanto ao filme, a atuação de Logan Lerman (Charlie), Emma Watson (Sam) e Ezra Miller (Patrick) é perfeita. Eles parecem ter nascido para estes personagens.

Embora, em minha opinião, faltam cenas importantes do livro no filme, ambos possuem a mesma sensibilidade e genialidade da história. Além disso, o longa possui uma trilha sonora marcante.

As Vantagens de ser Invisível é uma história maravilhosa e muito indicada para você que quer ver um filme legal de temática adolescente ou fazer reflexões profundas sobre a vida.

Compre o e-book por menos de 10 reais clicando aqui!

 

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.