12 Filmes e séries sobre o transtorno do espectro autista
EntreteniMente

12 Filmes e séries sobre o transtorno do espectro autista

Dia dois de abril é o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, por isso, durante esse mês são realizadas diversas campanhas sobre o tema. Então, último EntreteniMente desse mês será especial, trazendo 12 sugestões de filmes e séries sobre o transtorno do espectro autista, também conhecido como TEA.
O TEA é uma condição que afeta o desenvolvimento e a habilidade de comunicação da pessoa. Este é um transtorno muito comum, sendo que dois milhões de pessoas possuem esse diagnóstico só no Brasil. Você pode entender melhor suas características nesse vídeo.
Apesar de comum, ainda existe bastante preconceito sobre o tema. Por isso, é muito importante que tenhamos representações na mídia de pessoas com TEA. Confira abaixo alguns filmes que trazem visibilidade ao tema:

1. Rain Man

Este é um clássico do fim dos anos 80. Conta a história de Charlie, um vendedor que esperava receber uma grande herança do pai com quem não falava há anos. Em vez disso, o dinheiro é destinado a uma instituição psiquiátrica onde vivia Raymond, um irmão que ele não sabia que possuía e que é autista e savante, possuindo uma habilidade excepcional com números. Determinado a brigar pelo dinheiro, Charlie sequestra o irmão e embarca numa viagem onde irá aprender muita coisa sobre a vida.

12 filmes e séries sobre o transtorno do espectro autista
Charlie e Raymond em cena do filme

2. Meu filho, meu mundo

É o filme mais antigo dessa lista, lançado em 1979. Conta a história real da família de Raun, um menino diagnosticado com autismo. Naquela época, o tratamento recomendado era a internação em manicômios e técnicas violentas para a correção de estereotipias.
Mas a mãe de Raun desenvolve seu próprio método de lidar com o filho, ao imitar seu comportamento e, desse modo, “entrar no mundo dele”. A mãe obtém resultados incríveis e Raun é curado.
É importante ressaltar que não existe cura comprovada para o autismo, por isso, há algumas controvérsias sobre o tratamento mostrado no filme. Apesar disso, é uma bela demonstração de como o tratamento dessas crianças necessita de amor e compreensão para que exista algum progresso.

filmes e séries sobre transtorno do espectro autista
Raun e sua mãe em cena do filme

3. Atypical

É uma série de 2017 produzida pela Netflix. Atypical retrata a história de Sam, um jovem com autismo leve que deseja encontrar uma namorada. Contudo, essa busca irá trazer muitos desafios para todos da família.
Eu já falei sobre essa série anteriormente, nessa crítica. É uma série curta e envolvente, que já tem uma segunda temporada garantida. Veja um trailer abaixo:

4. Uma Viagem Inesperada

A trama conta a história de uma mãe de gêmeos autistas que precisa criá-los sozinha depois que o pai das crianças disse que “não quer lidar com o problema do autismo”. Ela os coloca numa escola, mas não informa sobre a condição deles. Entretanto, a atitude diferente das crianças faz com que os professores a acusem de maus tratos.

filmes e séries sobre o transtorno do espectro autista
Zac Efron interpreta um dos irmãos nesse longa sobre gêmeos com TEA

5. Temple Grandin

Filme baseado na história real de Temple Grandin, uma mulher com autismo que enfrentou muitos preconceitos e se tornou uma das maiores especialistas em manejo de gado. Ela conquistou o doutorado e atualmente é professora. Escreveu mais de 400 artigos científicos e um livro sobre como é ser autista.
Temple não falou até os 4 anos. Os médicos diziam que ela devia ser internada num manicômio para passar o resto da vida. Porém, sua mãe não desistiu e a incentivou a desenvolver sua mente única para conquistar seu lugar no mundo.
O filme é uma biografia que mostra com precisão os desafios que ela enfrentou como autista leve e os preconceitos existentes num meio machista e psicofóbico, como era o da agropecuária.

filmes e séries sobre transtorno do espectro autista
Quando jovem, Grandin criou uma máquina do abraço que lhe ajudava a se acalmar

6. Fixing Luka (“Consertando Luka”, em tradução livre)

É uma animação sensível com pouco mais de 10 minutos que mostra o autismo da perspectiva de uma criança pequena. Lucy e Luka são irmãos. Luka é autista, gosta de empilhar seus brinquedos, colocar as coisas numa ordem específica e não brinca com sua irmã. Sem entender o porquê da diferença, Lucy se convence de que pode consertá-lo.
Assista abaixo:

7. Touch (“Toque”)

É uma série americana que conta a história de um pai viúvo e seu filho de 10 anos com autismo. Contudo, é bastante romantizada, sendo uma ficção onde a criança possui super habilidades com números e a partir daí, uma capacidade de prever o futuro.
Um ponto interessante é que o autismo desse menino é mais severo e ele possui grandes dificuldades de comunicação, nunca tendo dito uma palavra sequer. Isso leva algumas pessoas a falarem para seu pai que o menino não compreende o mundo, nem o amor do mesmo.
Mas a série mostra que não é bem assim. O autista não está completamente à parte do mundo, apenas tem sua própria forma de interpretar e lidar com as situações.

filmes e séries sobre o transtorno do espectro autista
Na série, o autista Jake tem um dom especial: é capaz de prever o futuro

8. Arthur e o Infinito

É um curta brasileiro, com menos de 40 minutos. Conta os desafios de uma mãe cujo filho mais novo acaba de ser diagnosticado com autismo. Abrindo mão de seu emprego, ela passa por uma solitária jornada de aceitação enquanto tenta entender o mundo do filho.
O filme está disponível integral e oficialmente no youtube. Confira um trailer abaixo e a versão completa clicando aqui.

9. White Frog (“Sapo Branco”em tradução livre)

A trama conta a história de Nick, um jovem com TEA que vive numa família obcecada por parecer perfeita. Seu pai tem grande dificuldade em aceitar a condição do filho, achando que ele sempre será a sombra de Chaz, seu filho mais velho.
Entretanto, Chaz morre num trágico acidente e seus amigos se aproximam de Nick para ajudá-lo. Nisso, a família Young acaba descobrindo que Chaz foi gay e fazem o possível para esconder o que eles acreditam que irá manchar a memória de seu filho.
Eu não conhecia esse filme, mas realmente me apaixonei por ele e fica aí uma grande recomendação. O filme está disponível no youtube e é um dos meus preferidos dessa lista.

filmes e séries sobre o transtorno do espectro autista
Nick (de azul) e Chaz (vermelho) em cena do filme

10. Ocean Heaven (Um Oceano no Céu)

É um filme chinês sobre Wong, um pai viúvo de um jovem autista que dedica sua vida a cuidar do filho, chamado Dafu. Os dois vivem muito bem juntos, porém Wong é assombrado pela ideia de que vai morrer e, quando partir, não haverá ninguém para cuidar de Dafu.
Então, ele começa uma longa jornada em busca de um lugar seguro para o filho, ao mesmo tempo que faz todo o possível para ensiná-lo a ser independente.

filmes e séries sobre autismo
O jovem Dafu, que possui transtorno do espectro autista

11. The Good Doctor

É uma série recente que conta a história de Shaun Murphy, um cirurgião residente que está no espectro autista e possui síndrome de savant, sendo um verdadeiro gênio em alguns aspectos. Contudo, o hospital não fica contente com a ideia de um médico autista e ele passa por muito preconceito enquanto tenta provar seu valor.
Você pode conferir minha opinião completa sobre a série clicando aqui. Assista abaixo um trailer da história:

12. Tão forte, tão perto

Filme de 2012 com Tom Hanks e Sandra Bullock, foi indicado ao Oscar em duas categorias. Eu gostei bastante do filme, mas coloquei por último por uma razão: não fica claro que o protagonista Oskar está no espectro autista. Ele apresenta diversas características de autismo leve, o antigo Asperger, e até menciona que já foi testado para tal condição, porém o resultado foi inconclusivo.
Oskar é um menino muito apegado ao pai, que cria para ele uma série de enigmas, afim de incentivar o filho a desenvolver sua habilidade de comunicação. As coisas complicam quando seu pai falece no atentado de 11 de setembro e a criança e sua mãe são extremamente afetadas pela perda.
Um ano depois, Oskar mexe nas coisas do pai e encontra um envelope escrito “Black” com uma chave dentro. Convencido que é mais um dos enigmas do pai, ele embarca numa busca obsessiva por todas as pessoas de sobrenome Black que vivem em Nova York.

Filmes e séries sobre transtorno do espectro autista
Oskar é uma criança com características de síndrome de Asperger

Além dos filmes citados aqui, existem muitas outras produções sobre o tema. Você conhece mais alguma que gostaria de sugerir? Deixe nos comentários!

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.