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Exercícios de Respiração

Quando estamos nervosos, nossa respiração tende a mudar de ritmo, nosso cérebro foca muito no problema e muitas vezes não conseguimos adormecer – deitamos, mas a ansiedade e o estresse não nos deixam dormir.

Uma das melhores formas de relaxar e lidar com esse problema são os exercícios de respiração, que funcionam praticamente como calmantes naturais. Existem uma infinidade de técnicas que podem ajudar, confira algumas abaixo.

  • Respiração quadrada

Esse é o método que eu mais gosto e faço com bastante frequência. Consiste em uma respiração feita em 4 etapas com o mesmo tempo (3 ou 4 segundos). Eu gosto de usar 4 segundos, por isso chamo essa técnica de respiração 4×4.

Primeiro, sente-se ou deite-se e feche os olhos. Então, inicie:

  1. Inspire devagar durante 4 segundos;
  2. Prenda a respiração com os pulmões cheios por 4 segundos;
  3. Solte o ar lentamente por mais 4 segundos;
  4. Aguarde o mesmo tempo antes de inspirar novamente.

Para ajudar, você pode colocar a mão sobre o abdomem e fazer movimentos circulares durante a respiração. Com esse exercício, seu cérebro precisa se concentrar totalmente na respiração e assim você consegue relaxar com facilidade.

  • Expiração alongada

Essa técnica é semelhante a anterior, a diferença é que o tempo dedicado para soltar o ar deve dobrar. Assim, se você inspirar durante 3 segundos, irá expirar lentamente contando até 6.

O interessante disso é que você irá eliminar muito ar inútil ao seu corpo, abrindo espaço para o que necessita. Explico: seu corpo absorve o oxigênio que necessita do ar inspirado e expira o que sobra, gás carbônico e outros gases que não são tão necessários para seu organismo. Dedicar bastante tempo à expiração, garante que você elimine todo essa “sobra”, levando ao funcionamento adequado desse mecanismo.

  • Respiração com uma narina de cada vez

O segredo aqui é alternar as narinas: inspire por uma e expire pela outra, usando o indicador para tampar a que não está sendo usada. Após, inverta a sequência. Novamente, isso vai ocupar sua mente e será mais fácil se acalmar.

Existem muitas e muitas outras técnicas que podem te ajudar. Aprenda a recorrer sempre aos exercícios de respiração, seja para conseguir dormir ou espantar a ansiedade. Se você conhece mais algum legal, deixe aí nos comentários, adoraríamos conhecer!

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