7 dicas para enfrentar a época de festas
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7 dicas para enfrentar a época de festas

O fim de ano chegou, o natal e o ano-novo estão próximos. É um período de festas, formaturas, reuniões de família, comidas diferentes… Mas, para alguns são também dias de muito estresse, ansiedade e melancolia. Confira nesse post dicas para enfrentar a época de festas.

Para pessoas deprimidas ou com pensamentos suicidas, esse período do ano pode piorar as coisas. Para quem está em recuperação de distúrbios alimentares, a fartura de comidas que muitos anseiam parece um pesadelo. Para pessoas com traumas de infância, reunir a família é uma obrigação amarga.

Mensagens de esperança, músicas de natal, até mesmo a decoração da cidade podem trazer uma angústia nova às pessoas, tornando essa uma das mais difíceis épocas do ano. Mas não é impossível passar por ela e ainda continuar de pé.

Existem algumas medidas que, embora simples, são muito importantes para passarmos com o máximo de leveza possível por esse período:

Dicas para enfrentar a época de festas

1- Sinta

Essa é uma época de festas, onde as pessoas estão felizes e comemorando. Elas se sentem bem e como por um passe de mágica parecem mais generosas, como se uma mudança no calendário mudasse o modo como veem o mundo. Mas você não é obrigado a sentir-se como elas.

Você tem o direito de sentir qualquer sentimento e esse é o primeiro passo para aprender a lidar com a situação. Não fuja do que está sentindo, se pensar no Natal e no ano que está por vir te deixa mal, permita-se sentir e busque compreender o que está acontecendo.

2- Lembre-se de que isso passa

Podem estar sendo dias difíceis agora, mas eles irão passar. É um período do ano, ele passa como qualquer outro. Lembre-se que um dia ruim não significa uma vida ruim. E aproveite esse momento para refletir e aprender alguma coisa sobre o mundo e como você funciona.

3- Faça coisas que te deixe bem

Aproveite o tempo livre e tire um tempo para você mesmo. Faça algo que você gosta, mesmo que pareça inútil, como pintar ou jogar um jogo. Pratique exercícios físicos e passeie com amigos também. É um feriado, aproveite para fazer algo diferente!

4- Conheça seus gatilhos

Gatilhos são aquelas coisas do dia-a-dia que nos deixam pior. Às vezes é uma música, uma foto, algo que lemos na internet… Qualquer coisa que você veja e sinta uma piora. É importante reconhecer seus gatilhos. E, se possível, evitá-los ou aprender a lidar com eles. Se você souber o que te causa os sentimentos ruins, fica mais fácil desenvolver uma estratégia para não ficar mal.

5- Converse com um amigo

É sempre bom contar com um amigo. Não tenha vergonha do que você está sentindo. Se abra, desabafe – mesmo que pareça bobagem. Se for o que você sente, sempre vai ser importante.

6- Relaxe

Final de ano é sempre uma época de muito estresse. É muito importante fazer uma pausa e relaxar. Descanse, faça exercícios de respiração, meditação, alongamento, etc. O estresse pode ser muito prejudicial.

7- Cuidado com a alimentação

Manter uma alimentação equilibrada é fundamental para cuidar da sua saúde. Mesmo nessa época de tantas gostosuras. Mas não se prive – equilíbrio é equilíbrio. Coma doces e comidas gordurosas, aproveite para comer as receitas de família à vontade e sem culpa!

Contudo, cuidado, é importante cuidar de você. Não se prive, mas também não exagere. Faça lanches leves entre uma e outra refeição, coma comidas saudáveis, se exercite e não desconte a ansiedade comendo mais que o necessário.

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