10 mitos sobre automutilação
É um grande tabu falarmos sobre pessoas que se machucam de propósito. Existe muito preconceito e muitos mitos sobre automutilação. Segundo uma reportagem do Fantástico, 20% dos jovens brasileiros se automutilam. É um número muito alto, mas ainda existe muitas ideias erradas sobre o assunto.
Esses preconceitos dificultam o acesso a tratamento das pessoas que passam por isso. Especialmente quando trata-se de um menor de idade, sem o apoio da família. Às vezes as pessoas agem como se fosse uma escolha, como se fosse por querer chamar atenção. Mas não é assim.
Automutilação é um problema sério, um sinal de sofrimento emocional. É preciso ficar atento, pois quando a pessoa se encontra nessa situação, muitas vezes está sofrendo de algum transtorno e precisa de apoio.
Se machucar para lidar com algum sentimento ruim pode se tornar um vício. Nesses casos, a pessoa não pode simplesmente escolher parar, mas vai precisar de tratamento e de um processo de recuperação que não será instantâneo. Confira dicas de como parar de se automutilar clicando aqui.
Confira 10 mitos sobre automutilação
Uma das principais ferramentas contra o preconceito é a informação. Por isso, se você acha que esse conteúdo pode ser útil para ensinar pessoas que hoje acreditam nesses mitos, ajude compartilhando em suas redes sociais. Juntos, podemos trabalhar pela conscientização!