Como ajudar alguém com depressão
ajudando um amigo depressão

Como ajudar alguém com depressão

Conviver com alguém que enfrenta uma batalha com sua saúde mental não é fácil. Existe sofrimento também para os que estão em volta da pessoa doente. A depressão é um transtorno mental que atinge milhões de pessoas ao redor do mundo e pode estar afetando alguém que você conhece. Confira nesse artigo como você pode ajudar alguém com depressão.

Esse transtorno é causado por uma alteração química no cérebro que afeta o humor do indivíduo, fazendo com que ele se sinta triste e desmotivado mesmo que sem motivo. Por isso, muitas pessoas tem preconceito, achando que é apenas frescura ou uma tristeza passageira.

Mas a depressão não vai sumir num passe de mágica. É preciso tratamento, com terapia e uso de antidepressivos. Não é questão de força de vontade ou pensamento positivo.

A maior barreira é o preconceito. Por isso é muito importante que você se informe, compreenda essa doença  entenda o que pode ser feito. Se você chegou até aqui, é porque já tem buscado entender e isso é muito importante. Parabéns!

Também é fundamental que você saiba quando se priorizar. Você não é um profissional da área e não deve tentar ser um herói. É necessário que você cuide de si mesmo antes de conseguir ajudar outra pessoa.

A melhor forma de ajudar é sendo um apoio, ouvindo e mostrando que se importa. Confira mais detalhes no vídeo abaixo:

15 dicas para ajudar alguém com depressão

Quando for necessário, conte com ajuda profissional ou de grupos como o CVV. O CVV é um serviço de apoio emocional disponível 24h para dar suporte durante os momentos de crise. Saiba mais no site do CVV.

Haverão dias difíceis para a pessoa que está doente e também para você. Porém, é muito bom que você esteja disposto a ajudar. Ela reconhece isso e com certeza ficará muito grata por seu apoio.

1 thought on “Como ajudar alguém com depressão”

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.